Acção Cultural
6 de Dezembro de 2019
Um Ato Em Dezembro
EXPOSI(SÃO) MIXED MEDIA ART
/ LUIS DE LACERDA ESTRELA
07/DEZ ► 31/DEZ 2019
Luis De Lacerda Estrela gosta de desenvolver uma pesquisa prática sobre a ressignificação do olhar quotidiano através de procedimentos de apropriação, montagem e impressões no espaço da cidade.
Luis De Lacerda Estrela é arquitecto, frequenta o Doutoramento em Arquitetura no Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra, artista plástico, designer da Fade In – Associação de acção Cultural, foi professor de Desenho e Geometria Descritiva. Desde muito cedo relaciona-se nas Artes Visuais com a Fotografia, Cinema, Escultura, Pintura.
INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS:
– Participou na 4ª Tertúlia de Pintura sob luz Vermelha, na Igreja de S. Pedro em Leiria. 2019
– Autoria de uma pintura de um mural no Jardim da Vala Real em Leiria, intervenção artística no Cinema Vadio – Eco Associação Cultural de Leiria, 2019.
– Intervenção artística no Festival “A PORTA” – Leiria – Meia dúzia e meia de gatos pingados, desde 2017.
– Realizador de Curta-metragem “Cinzas”, com Cláudia Bertier, Eduardo Monteiro e Edgar Santo, escrito por Pedro Trindade Ferreira e Rita Lavos, com música de Les Enfants Terribles, estreado no Teatro José Lúcio da Silva em Leiria, 2015.
– Ilustrador do Livro “O Pequeno Trevo e os amigos da rua” no Projeto PLIP – projeto leitura inclusiva partilhada, com textos de Pedro Santos de Oliveira, narração de António Cova, música de António Cova, Língua Gestual Portuguesa Elsa Catarina Silva e Joana Sousa, coordenação: Josélia Neves, ESECS/IPLeiria, 2013.
– Ilustrador do Livro “O Pequeno Trevo e os amigos da rua”, da autoria de Pedro Santos de Oliveira, Editado pela APPC – Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Leiria, 2013.
– Realizador e argumentista (em co-autoria com Célia Lopes) de uma Curta-metragem “Amor=Morte”, com João Casqueiro, Ana Costa e Bárbara Lito, trabalho realizado no âmbito do clube de cinema do IEJ, estreado no Teatro José Lúcio da Silva em Leiria, 2013.
– Ideia, Produtor e curador, na exposição colectiva “Ponto, linha e IEJ” dos alunos de artes do Instituto Educativo do Juncal, no Banco de Portugal em Leiria, 2012.
– Co-autor com o coletivo a9 )))) de documentários de vídeo sobre o tema da arquitetura da cidade de Leiria e da feira de Maio da cidade de Leiria, 2008.
-Exposição de Pintura intitulada “Outubro Ou Nada” no Instituto Português da Juventude em Leiria, em 2006.
– Menção Honrosa, Representação da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, na 2ª Edição do 2º Prémio Tektónica-Futuros Arquitectos 2002, instituído pela Associação Industrial Portuguesa – Feira Internacional de Lisboa (AIP-FIL), 2002.
– Menção Honrosa em Escultura ‘o cubo’ – Concurso Cena d’Arte’ 99 Câmara Municipal de Lisboa Pelouro da Juventude, nos Armazéns Abel Pereira da Fonseca, em co-autoria com arq. André Rodrigues, arq. António Santos e arq. João Ramos. 1999.
– Instalação e sons/projecção diapositivos integrada na mostra ‘Caldas Late Night’, Caldas da Rainha, em co-autoria com Pedro Lagoa. 1998.
– Instalação e vídeo, numa casa do Bairro Alto, ‘pissenlit’ Lisboa, em co-autoria com Pedro Lagoa. 1998.
– Organização e participação enquanto autor, na exposição colectiva na Galeria Capitel, Leiria. 1991.
– Cartaz da Feira de Maio da Cidade de Leiria, em co-autoria com a Designer de Comunicação Sónia Matos (Directora Criativa do diário Público), 1º Prémio. 1990.