25 de Abril

Acção Cultural

5 de Abril de 2017

25 DE ABRIL

QUATRO DÉCADAS DE

DEMOCRACIA NA REGIÃO

 

INAUGURAÇÃO: 08 ABR. / 17H00

 

Pouco mais de quatro décadas separam o 25 de Abril dos dias de hoje. A revolução mudou o rumo do país e temos dificuldade em imaginar como estaríamos hoje se ela não tivesse acontecido.

A memória não retém tudo e há “pormenores” que tendem a perder-se. Foi esse esquecimento que o REGIÃO DE LEIRIA quis combater quando, em 2014, montou a exposição “40 Anos da Revolução do 25 de Abril” e que agora repõe no espaço cultural São Ópticas.

 

É uma rápida viagem num tempo que passou pela região com a velocidade que caracterizou as últimas quatro décadas.

 

Alguns dos mais marcantes eventos, saídos das ondas de choque da mudança para a democracia, estão espelhados em páginas do REGIÃO DE LEIRIA, dispostas em vários painéis que convidamos a percorrer.

 

A acompanhar esses eventos, uma cronologia que ajuda a contextualizar o visitante no tempo.

Das vésperas do golpe militar às mais recentes alterações na organização do poder local democrático, passando pela democratização do ensino superior ou a chegada do serviço nacional de saúde, ensaia-se um olhar distanciado q.b. sobre o nosso passado mais recente. Uma forma de medir o pulso à intensidade das mudanças semeadas num dia de abril.

 

O REGIÃO DE LEIRIA foi, como todos os jornais da época, vítima de censura, e é um dos raros títulos regionais em publicação que viveu e noticiou o 25 de Abril. O jornal completa, em outubro deste ano, 82 anos.